Thursday, July 23, 2009

ROCK DE A a Z (C)

CREAM
Eric Clapton (guitarra/voz), Jack Bruce (baixo/voz) e Ginger Baker (bateria).

Origem
: Londres, Inglaterra
Ano
: 1965
1º.Album
: “Fresh Cream” (1966)
Discografia
: 8 albuns.
Origem do nome da banda
: - O Cream foi formado por musicos provenientes de outras bandas. O nome foi sugerido por Eric Clapton que dizia nos ensaios: "we are the cream" (nós somos a nata).

Curisosidade
: A banda desintegrou-se em 1969. Mesmo assim, em 1970 foram lançados discos com gravações ao vivo da banda. O Cream é considerado como um dos primeiros Power Trios do Rock.


CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Johh Forgerty (guitarra/vocal), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bacteria)
Origem : São Francisco, California
Ano: 1959 (Tommy Fogerty and the Velvets)/1967 (Creedence)
1º.Album: “Fantasy” (1968)
Discografia :
7 albuns.
Origem do nome da banda:
Segundo o baterista Doug Clifford: "Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. "Clearwater" veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de "rumos abertos". "Revival" era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer".
Curiosidade/Fatos: Após o fim da banda, John Fogerty teve uma carreira solo de sucesso como um cantor de country music. Tom Fogerty morreu em 1990, vitima de AIDS. Os remanescentes se reuniram em 95 com o Creedence Reviseted, e até hoje fazem apresentações.

No comments:

Post a Comment